ACTIVA – 8 Dúvidas sobre o Sono

2016-01-29-Bebe-dormir

“Já lhe chamaram ‘a fada do sono’: Filipa Sommerfeldt Fernandes é especialista em ritmos do sono do bebé e da criança, e autora do bestseller ’10 Dias Para Ensinar o seu Filho a Dormir’ (Esfera dos Livros), da novidade ’10 Histórias para Adormecer sem Medos nem Birras’ (Ed. Manuscrito) e da página de Facebook ‘Sleepy Time’. Dá consultas em várias clínicas, lida diariamente com mães cujos filhos dormem pouco e sabe o quanto isso afeta as suas vidas. Mas defende que é possível descansar, e que ensinar um bebé a dormir é uma questão de educação e organização.

1. Afinal, porque é que um bebé não dorme?
“Há crianças naturalmente mais agitadas do que outras, e há problemas fisiológicos que afetam o sono. Mas normalmente, os problemas de sono somos nós que os criamos”, defende Filipa Fernandes. Famílias com logísticas contrárias ao sono dos bebés alteram os seus ritmos e ‘baralham’ as suas horas de descanso. “Naquelas queixas típicas de crianças que acordam de hora a hora, há quase sempre questões de ambiente que podem ser resolvidas.”

2. A rotina é importante?
“Para um bebé, sim. E é importante não deixar passar a sua ‘janela de sono’ e não o deitar mais tarde na esperança que ele durma até de manhã.” Os bebés têm uma ‘janela’ de sono muito curta, ou seja, temos de apanhá-los logo que começam a ter sono. “Quando os pais dizem ‘deito-o mais tarde, ou não o deixo fazer a sesta para ele chegar cansado à noite e adormecer mais depressa, ou ‘passou o dia todo a andar de bicicleta, que bem que vai dormir’, estão a tomar o caminho totalmente oposto ao sono do bebé. Porque o bebé, quanto mais cansado estiver, pior dorme. Eles têm de dormir durante o dia, e têm de ir para a cama à hora certa.”

Leia o resto do artigo aqui

 

Trackback from your site.

Leave a Reply