DN – Crianças dormem cada vez pior

Não querem ir para a cama, acordam a chorar durante a noite, só adormecem agarrados aos pais. O sono das crianças está cada vez mais irregular, razão pela qual têm surgido cada vez mais especialistas na área.

Carla não tem uma boa noite de sono desde que a filha nasceu, há dez meses e meio. Durante o dia, a bebé praticamente não descansa. À noite, acorda de hora a hora a chorar. Só se acalma quando a mãe lhe dá de mamar. No mês passado, a mulher adormeceu ao volante do carro, provocando um acidente. “A senhora está desesperada. Isto é uma tortura para as duas”, conta ao DN Filipa Sommerfeldt Fernandes, terapeuta do sono, que está a acompanhar o caso. Há quatro anos a trabalhar na área, a autora do livro 10 Dias para Ensinar o Seu Filho a Dormir já acompanhou vários casos semelhantes. “Pais que deixaram cair os bebés do colo porque adormeceram, que emagrecem imenso, que perdem o cabelo.” Pais que não dormem, porque os filhos não dormem. E foi precisamente porque o filho não dormia bem que Filipa decidiu estudar o sono.

Até aos 6 meses, as queixas mais frequentes dos pais prendem-se com o facto de os bebés “acordarem muitas vezes a meio da noite, precisarem de comer seis ou sete vezes por noite, só voltarem a adormecer se mamarem, fazerem sestas curtas durante o dia, terem dificuldade em adormecer”. Quando são mais crescidos, diz a terapeuta, os adultos queixam-se sobretudo de que as crianças oferecem “uma grande resistência em dormir, necessitam de ajuda para adormecer e chamam os pais várias vezes durante a noite”.

Para ler o artigo completo, clique aqui

Trackback from your site.

You might also like

Leave a Reply