Notícias Magazine – Ensine o seu Filho a Dormir

Bebés que só adormecem a mamar ou agarrados aos pais são um pesadelo, mas Filipa Sommerfeldt garante que as noites em branco têm solução. O segredo, explica no livro 10 Dias para Ensinar o Seu Filho a Dormir, está em mudar os hábitos de sono. A família inteira agradece.

NM1159_VidaIntel02
Qual a importância do sono na infância? Em que é que difere do sono dos adultos?
As crianças dormem de maneira muito diferente da dos adultos, mas é importante descansar em qualquer idade: isso permite-nos estar bem para realizarmos as nossas tarefas diárias, para crescer e aprender. Depois, enquanto um adulto passa por quatro a cinco ciclos completos do sono num período de oito horas (cada ciclo dura cerca de 90 minutos e contém cinco estágios distintos), sem despertar entre eles, num bebé não é assim. A natureza é perfeita, fez-nos muito bem feitos. Um adulto dorme dessa forma porque é no sono profundo que faz a renovação celular. No caso das crianças até aos dois anos, o cérebro desenvolve-se durante o sono REM (Rapid Eye Movement), mais leve. Daí os ciclos de sono curtos, de cerca de 45 minutos.

As sestas são tão importantes como o sono reparador à noite? É um mito que não dormir de dia fá-los dormir 12 horas seguidas depois?
Claro que sim. Uma criança sem dormir acaba exausta, irritada, com a respiração e o batimento cardíaco acelerados. É-lhe muito mais difícil acalmar e dormir um sono tranquilo à noite. Exatamente como nós se estivermos cansados e com a cabeça a mil: caímos à cama, mas não desligamos. As crianças necessitam, de acordo com a sua idade, de momentos de paragem.
Que tempo é esse de que precisam?
Depende das idades. Um bebé dos três aos seis meses precisa de pelo menos três sestas por dia ao passo que uma criança entre os seis e os 14 meses, regra geral, fica bem com duas sestas por dia, uma de manhã e outra a seguir ao almoço. Os recém-nascidos dormem a maior parte do tempo – quatro ou cinco sestas diárias de até três horas cada, com intervalos de 45 minutos a uma hora – e a partir dos 15 meses a maioria dos bebés necessita apenas de uma sesta ao início da tarde, de uma ou duas horas. Mas lá está, depende muito da idade e das próprias crianças. À noite, o ideal é eles dormirem 11 ou 12 horas para descansarem bem, mesmo as crianças em idade escolar.

Leia o resto da entrevista aqui

Trackback from your site.

Leave a Reply