4 Dicas Importantes para que Durmam melhor

smiling baby
Uma noite de sono decente é, para muitos pais, o objectivo máximo da parentalidade. O Evereste inalcançável com que sonham dia após dia (sonham de dia porque de noite os miúdos não dormem nem deixam dormir!) 😀

Não vos venho falar de treino de sono ou de expectativas irrealistas para os nossos recém-nascidos, mas hoje queria partilhar convosco 4 “coisinhas” que podem estar a afectar o sono dos pequeninos da casa. Vamos a elas?

 

Introdução da Diversificação Alimentar/Sólidos:

Ahhhh, aquela frase que nos repetem tantas vezes: “quando o teu filho começar a comer, vais ver que aí começa a dormir!”. Como pais desesperados ouvimos muitas vezes estas frases. Como se os miúdos não comessem ou andassem subnutridos!! Esta frase normalmente começam com as cólicas, depois é na altura da introdução dos “sólidos”, depois quando começar a andar ou a ir para a escola… e lá vamos nós, saltando de expectativa em expectativa à espera do momento mágico em que os pequeninos passam a dormir bem.

O termo “sólidos” é tãoooo vago…talvez mais tarde, depois de estabilizada a alimentação, essa introdução possa ajudar a dormir melhor, mas não inicialmente. É importante entender que alimentos comem e quantas vezes comem para se perceber se os “sólidos” estão ou não a ajudar a dormir melhor. Apressarmo-nos a empanturrar os nossos filhos com comida nem sempre é o ideal. Quando começam a introdução da diversificação alimentar, o seu sistema digestivo está habituado apenas a digerir leite e por isso pode demorar algum tempo até que se acostumem. Durante a noite, enquanto estamos deitados, o nosso sistema digestivo funciona mais lentamente, daí que o bebé lute um pouco mais para digerir alimentos sólidos de noite do que durante o dia. O que sim… pode provocar despertares noturnos.

É, por isso, importante que se comece a introdução dos sólidos à hora do almoço. Assim, os pequeninos têm o resto do dia para fazer a digestão antes de se deitarem durante a noite. A proteína também é bem mais difícil de digerir do que a fruta e vegetais. Daí que também nos primeiros tempos deva ser dada idealmente ao almoço. Ao jantar apostem mais nos vegetais e hidratos de carbono pois o bebé vai ficar mais saciado e com uma barriguinha mais tranquila.

 

 

Luz

Ao contrário do que se “vende”, as luzes de presença são desnecessárias para os pequeninos. Qual é o propósito da luz de presença? Ajudar em caso de medo do escuro… mas os bebés não têm medo do escuro! As mães é que costumam ter! 😉 Uma coisa é uma criança pedir-nos uma luz acesa porque tem medo. E aí, claro que a deixamos! Outra é termos uma luz presente a noite toda para um bebé que não precisa dela.

O que a luz de presença faz é dar aos bebés estímulo e distração, fazendo com que seja mais difícil (re)adormecer. 

 

 

A Última Sesta da tarde

As sestas são essenciais para uma boa noite de sono e já escrevi muito sobre elas por aqui. Mas o sono diurno desajustado pode sabotar uma boa noite de sono. Principalmente a ultima sesta da tarde, aquela entre as 17h e as 18h. Idealmente nos bebés a partir dos 8/9 meses esta sesta já desapareceu. Claro que no caso de pequeninos que dormem muito pouco durante o dia a esta hora não vão conseguir passar sem ela. Mas a sesta do final da tarde, quando desajustada, pode ser até responsável pelo despertar demasiado cedo de manhã! Obviamente que é necessário conversar sobre cada bebé em particular para entender como se organizar o seu dia , mas em linhas gerais, a última sesta da tarde pode ser responsável por muita coisa! 😉 E não deve ser, de todo, a sesta mais longa do dia.

 

Saltos de Desenvolvimento

Grandes saltos de desenvolvimento, motores e cognitivos, podem aldrabar o sono dos nossos bebés. É bastante notório aos 4meses e por exemplo aos 8, quando o bebé começa a sentar-se, a aprender a gatinhar e até a tentar colocar-se de pé. O cérebro dele está em ebulição e o sono sofre com isso. Quando começam a andar os pequeninos também acabam por alterar o sono e é frequente as mães e os pais mencionarem-me que o sono dos seus filhos piorou bastante quando eles começaram a andar de um lado para o outro (exatamente o contrário que nos dizem quando são mais pequeninos… “quando começar a andar e ficar cansado, vai ver como passa a dormir bem!“) 😀

A boa notícia é que os saltos de desenvolvimento são temporários e normalmente as suas alterações duram cerca de uma semana ou duas. O principal a ter em consideração é manter o nosso comportamento tranquilo e de preferência inalterado enquanto o bebé passa pelas suas próprias mudanças, ajustando ligeiramente – claro está! – sempre que percebermos que o bebé precisa um pouco mais.

 

Há muitos outros factores que influenciam as noites  dos bebés e  das crianças pequenas. Mas estes 4 que hoje vos deixo são importantes e podem ajudar bastante a que todos durmam melhor!

 

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