Cansado demais = Dormir melhor?

  • tantrum
  • Post Image
É importante entender que é muito fácil para um bebé ou para uma criança pequena ficar demasiado cansada quando não dorme o suficiente.

Por vezes, apenas ficar acordada durante um maior período de tempo do que o adequado para a sua idade pode levar a uma sobre-estimulação e cansaço, mesmo que o pequenino não esteja a fazer “nada de especial”.
Durante o dia, quando estão com amigos e família, por perto é natural que a resposta habitual dos nossos filhos pequenos seja a de “combater o sono” (…a quantidade de vezes que oiço isto por parte das minhas mães!). Eles querem permanecer alerta pois há demasiadas coisas excitantes, interessantes e importantes para ver e para participar neste mundo!
O resultado é a segregação de hormonas como a adrenalina – que depois os deixam “híper-alertas”. Ficam assim, bem acordados, mas exaustos em simultâneo. Irritabilidade, birrinhas de sono, choro e agitação é normalmente o que vem a seguir. Neste momento, o bebé ou a criança pequena não consegue concentrar-se, aprender algo novo ou permanecer atento e a sua agitação pode escalar rapidamente. É óbvio que quando os nossos filhos estão neste registo vai-lhes ser mais difícil adormecer e “desligar”.
Por vezes, os pais ficam esperançados de que tanto cansaço de dia resulte numa noite santa. Mas na realidade, o excesso de cansaço induz geralmente maior número de despertares noturnos, criando uma bola de neve de cansaço que por vezes se arrasta tempo demais.
Bons hábitos de sono, que permitam aos pequeninos descansar o tempo adequado às suas idades e não deixar que cheguem ao final do dia estoirados, resulta quase sempre em noites mais tranquilas.
Porque é surpreendente como uma criança que descansa bem é tão mais fácil de por na cama!

Trackback from your site.

You might also like

Comments

  • Eliana Guerra

    Written on 20 Março, 2017

    Responder

    Verdade Filipa! Não podia estar mais de acordo. As melhores noites são de facto, quando o R. dorme boas sestas. Um beijinho

Leave a Reply