O sono “agitado” dos nossos bebés

sono-agitado

Quando nós – os crescidos – adormecemos, passamos por uma série de estádios de sono que incluem fases de sono profundo e fases de sono REM. O sono REM é famoso pela sua associação aos sonhos, embora muitos de nós o descrevam simplesmente como “sono leve” porque é uma altura de alguma agitação devido à muita actividade cerebral. Por ser uma fase de “sono leve” é mais natural que acordemos mais facilmente nesta altura do que durante o sono profundo. No final de uma fase REM, o ciclo de sono termina e ou acordamos ou recomeçamos um novo ciclo de sono. Cada ciclo de um adulto dura cerca de 90/100 minutos.  

Já os pequeninos seguem um padrão de sono diferente. Quando um recém-nascido adormece, entra imediatamente num sono “activo”, parecido ao REM dos adultos. Da mesma forma que é mais provável que um adulto desperte durante um fase de sono REM, também é mais provável que um bebé acorde durante a fase de sono activo. Depois de cerca de meia hora neste estado, entram numa fase de sono mais profunda em que o bebé começa a respirar mais tranquila e espaçadamente e em que praticamente não se mexe. Os bebés dificilmente acordam durante este estádio de sono, mas infelizmente para as mães cansadas este dura pouco. Depois de cerca de 45/50 minutos, o ciclo de sono termina e aí, os bebés ou acordam ou iniciam outro ciclo.

Com isto quero dizer que não deve esperar que o seu bebé durma como “uma pedra”. Muitas mães queixam-se nas consultas de que os seus filhotes têm sonos muito “agitados”. Mas, se percebermos as diferenças entre o sono dos adultos e o sono das crianças conseguimos compreender que os recém-nascidos, por exemplo, passam 75% do tempo de sono em fase “activa”, ou sono leve e que isso é perfeitamente normal.

A natureza é sábia e se os bebés passam mais tempo em sono leve é porque beneficiam com isso – mesmo que nós, mães, achemos que não! Na verdade, é durante o sono “leve” que o cérebro cresce (e os pequeninos precisam de aprender tantas coisas nos primeiros dois anos de vida!). Para além disso, estudos indicam que o sono “leve” ajuda a prevenir o risco de síndrome de morte súbita, simplesmente porque havendo algum problema é mais fácil eles despertarem do que se estiverem em sono profundo.

É natural que durante o sono os mais pequenos se agitem, mexam, gemam, façam barulhinhos…desde que não seja nada de diferente do usual, não se preocupe em demasia e resista à tentação de ir constantemente “ajeitar” o seu bebé. Ele está, simplesmente, a dormir e mesmo que não pareça uma pedra, ele está a descansar.

Trackback from your site.

Comments

  • Luisa mello

    Written on 29 Setembro, 2017

    Responder

    Boa noite
    O meu bebe tem quase 2 meses. O sono dele não tem sido uma “tarefa fácil”.
    Tenho tentando ter rotinas, como distinção do dia e da noite, hora de comer, etc
    Ele não dorme quase nada de seguida. Durante o dia come de 3 em 3 horas e nos intervalos e capaz de dormir só uns 20 minutos.
    A noite só consigo que ele durma nesses mesmos intervalos talvez uma hora, e so se estiver “embrulhado” de forma a evitar que ele consiga mexer muito, pois aí desperta logo.
    O que devo fazer? Alguma sugestão?
    Obrigada
    Luisa

    • Sleepy Time

      Written on 15 Outubro, 2017

      Responder

      Boa noite Luisa. Antes de mais, parabéns pelo seu bebé! O sono nestas idades é frequentemente uma tarefa “complicada”. A primeira coisa a tentar entender é perceber se ele está confortável – e há muitos bebés que não o estão… Há também alguns “truques” que costumam ajudar a que o bebé se tranquilize e relaxe como o tal “embrulho” (ou swaddle), o white noise e outros. Se quiser podemos conversar mais profundamente sobre o seu pequenino. Mas para a poder ajudar de facto preciso de saber mais sobre vocês. Pode escrever-me para a minha página de facebook ou para filipasommerfeldt@gmail.com
      Felicidades!

  • Inês

    Written on 18 Outubro, 2017

    Responder

    Bom dia, o meu bebé já tem 15 meses e nunca dormiu uma noite completa (longe disso). Mas aos 12 meses parece que que o cenário piorou. Está sempre muito agitado. Curiosamente, ate aos 4 meses, ele apesar de acordar algumas vezes à noite, dormia mais horas seguidas e quando acordava mamava e adormecia muito rapidamente. Será assim tão normal um bebé piorar o seu padrão de sono? Será que já tem pesadelos?

    Obrigada

Leave a Reply