O swaddle – O que é e como fazer

swaddling

Uma envolta ou swaddle é algo muito útil nos primeiros meses de vida do seu bebé. É certo que para nós nos faz alguma confusão ver o nosso pequenino embrulhadinho como se fosse uma pequena farinheira, mas para ele é a coisa mais natural do mundo. No nosso útero ele não andava propriamente “à larga”, por isso com a envolta eles tendem a sentir-se mais calmos e, principalmente, mais seguros.

Fazer uma envolta é muito simples, no entanto vejo muitas vezes os bebés mal “envolvidos”.

Aqui ficam os passos para conseguir uma envolta aconchegada, firme e confortável.
• Uma manta leve, transpirável e macia com cerca de 80×80 (há muitos bebés que se conseguem envolver numa fralda de pano quando são ainda bem pequeninos).
• Coloque a manta na sua cama como se fosse um diamante com uma ponta para cima.
• Dobre a ponta de cima
• Coloque o pescoço do seu bebé exatamente em cima dessa dobra
• Coloque o bracinho direito do seu bebé junto esticado junto ao corpo; pegue na manta desde o ombro direito e puxe-a, cruzando o peito do bebe, de forma a ficar bastante apertada – como se fosse a metade de uma camisola de decote em V. Entale o tecido debaixo do tronco do bebé, de forma a ficar liso e firme.
• Coloque o bracinho esquerdo esquerdo junto ao corpo do seu bebé e traga a ponta inferior (aquela que está na zona das pernas) para cim, cobrindo, desta forma, o braço até ao ombro esquerdo.
• As pernas devem poder dobrar e abrir facilmente, mas os braços devem ficar direitos e aconchegados
• A ponta restante do lado esquerdo passa então pelo peito do bebé e deve ser entalada na parte das costas
(Se esta explicação estiver a ser muito complicada de seguir, vejam a foto que coloco que ilustra o que aqui descrevo!).

Sei que parece difícil, mas basta fazer uma envolta algumas vezes para se tornar uma profissional.
Atenção que, quando estão numa envolta, devem sempre dormir de barriga para cima. E é importante que se certifique que o seu bebé não está demasiado quente. Quando o vestir lembre-se de que a envolta vai aquecê-lo por isso não tenha aquela tendência de mãe de primeira viagem para cozer o bebé. As orelhinhas dele devem estar com uma temperatura agradável e não quentes e encarnadas e o pescoço não deve estar transpirado.
A envolta ajuda bastante no sono do bebé mais pequeno mas não é para ser utilizada 24h por dia.

Trackback from your site.

Comments

  • Elisabete Almeida

    Written on 4 Agosto, 2017

    Responder

    Até que meses se pode fazer esta técnica? Quando o meu filhote está no berço, dorme coisa de meia hora a uma hora e depois acorda e mexe-se muito desde mãos a bater ou coçar a cabeça até bater os pés ….. O meu David faz 8 meses amanhã (05/08/2017) e já tem perto de 10 kilos
    Preciso de ajuda para o meu filhote…..estou cansada e desesperada. Dorme pouco durante o dia e acorda muitas vezes à noite. Sei identificar os erros mas não sei a melhor forma de agir para resolver o problema!
    Obrigado

Leave a Reply