Quando deixar de dormir a sesta

sesta

As “minhas” mães perguntam-me muitas vezes quando está na hora dos filhos deixarem de dormir a sesta. Infelizmente nas escolas públicas a sesta “cai” pelos 3 anos – o que considero em quase todos os casos, demasiado cedo. Mas mesmo nestas idades há muitas mães que se queixam, por exemplo, do difícil que é colocar os seus filhos a dormir aos fins-de-semana.

Embora muitos dos autores defendam que as crianças devem dormir sesta até aos 5 anos, na realidade (e pela minha experiência) não há uma idade fixa para isto. As variáveis são tantas… desde a idade (claro!) mas também o facto de serem menino ou menina, o estarem em casa ou na creche, o nível de desgaste físico e emocional diário, a fase de desenvolvimento, o temperamento…

O importante mesmo é tomar nota dos sinais mais importantes e começar a tentar entender quando é que o sono diurno começa a influenciar negativamente a hora de dormir, o sono noturno ou o despertar de manhã. Ainda assim, e se é certo que há crianças que aos 4 anos já não dormem sesta, é importante assegurar que os pequenos têm um período de descanso – pode ser simples paragem em ambiente mais calmo e menos estimulante ou até mesmo um tempo de meditação e/ou relaxamento – a meio do dia.

E quais são os sinais que nos demonstram que os nossos filhos podem estar preparados para eliminar este período de descanso? (podem ser todos em simultâneo ou apenas alguns) 🙂

  • Resistência a dormir a sesta
  • Conseguem passar o dia (ou pelo menos até às 18h) sem dormir e sem ficarem demasiado aborrecidos ou rabugentos
  • Até adormecem facilmente na hora da sesta mas dormem por curtos períodos
  • Começam a resistir demasiado na hora de adormecer à noite, simplesmente porque não estão cansados
  • Começam a fazer despertares noturnos
  • Começam a querer começar o dia de madrugada, acordando bastante cedo (normalmente pelas 6h/6h30) quando antes dormiam até um pouco mais tarde

Estes sinais devem ser consistentes e acontecerem há alguns dias ou semanas. Não desistam da sesta só porque os notam durante um ou dois dias.

Descansar e/ou parar a meio do dia é muito importante para as crianças. Por isso assegurem-se que de facto está mesmo na hora certa para deixar de dormir a sesta. Sempre que possível, insistam com um momento a meio do dia de tranquilidade e de calma para que os pequeninos recuperem, respirem, relaxem… e voltem de novo à brincadeira e aprendizagem.

Trackback from your site.

You might also like

Leave a Reply