Recuperar a Harmonia

Good-Sleep-Happy-Family
Uma família que não dorme há muitos meses ou anos perdeu, em muitos casos, a harmonia.

Muitas das “minhas” famílias, não a perdeu. Simplesmente não já não a tem. Não sabe onde encontra-la. E procuram, desesperadamente por ela.

Uma mãe e um pai que se amam. Companheiros. Cúmplices. Divertidos. Aventureiros. Mas que depois de anos sem dormir noites completas, com choro e gritos durante a noite, com colos e embalos que duram horas, com posições desconfortáveis ao lado de pequeninos que dormitam… viram costas, zangam-se, frustram-se. Irritam-se. Perdem o norte. A vontade. E… a harmonia.

Mães que vivem verdadeiros estados de ansiedade com o aproximar da noite, que vêem todas as horas passar, que se levantam vezes sem conta. Esquecem-se delas. De se olhar. De se cuidar. De parar. E da sua harmonia interior.

Mães e pais que se encaminham para o emprego, tantas vezes com 2h de sono em cima, com dores de cabeça, olhos pesados…desconcentrados. Meio perdidos. Frequentemente ao volante, mas sem darem sequer conta do caminho que acabaram de fazer.

Bebés e crianças cansadas. Que resistem menos à frustração. Que precisam de atenção constante. Que não conseguem estar sozinhos o tempo sequer de a mãe ir à casa de banho. Que choram mais. Que se zangam mais.

Mães e pais que não têm vontade. De sair, de passear. Vão passando os dias em modo de sobrevivência, mantendo-se à tona, garantindo que nada falta, mas não conseguindo impedir que tanto falhe. Com a tristeza de saber que podiam ser mais. Tão mais! Que podiam ser MAIS Mãe. MAIS Pai. Mais Mulher. Mais Marido. Mais companheiros. Mais amigos. Se ao menos conseguissem todos dormir. 

Este não é um quadro dramatizado. Ao longo dos anos são milhares as famílias que encontrei assim. Não são famílias pontuais. Não sou eu que valorizo demais. Simplesmente não desvalorizo aquilo que as pessoas contam, sentem, partilham.

Não dormir pode arrasar uma pessoa. Pode (e arrasa!) com uma Família. E quando a Harmonia se perde é por vezes bem difícil reencontra-la. Porque tanto se perdeu.

É por isso que não devemos desvalorizar o sono.

Porque é essencial à nossa felicidade.

 

 

Trackback from your site.

You might also like

Leave a Reply